Portfólio
Confira aqui alguns dos projetos e organizações onde atuei ou ainda atuo
Uia Diário foi um guia online de lazer e entretenimento da capital paulista que surgiu da clássica pergunta ‘Qual é a boa de hoje?’ e ficou no ar por quase 12 anos. Além do online, virou festa periódica, reunindo alguns dos principais nomes da música contemporânea brasileira. Também foi podcast semanal, passando por emissoras como a Rádio Vozes, da renomada radialista Patricia Palumbo. Em 2019, chegou à cidade de Porto Alegre (RS). Fui cofundadora e responsável, junto com Alice Coutinho e Ana Carmo, pela seleção e edição da agenda, produção e apresentação do podcast e dos eventos.
Como site, Cultura e Mercado há mais de 25 anos traz informações, análises e serviços especializados para artistas, produtores e gestores do setor de cultura e entretenimento no Brasil. Como escola de gestão cultural, desde 2010 apoia o desenvolvimento dos profissionais da área em todo o país. Inicialmente editora do site, logo fui convidada pelo fundador Leonardo Brant a ser sócia executiva e diretora de conteúdo da escola. Ao todo foram cinco anos, responsável pela estratégia e execução de planos de comunicação/divulgação e produção de conteúdo, atuando na criação e organização de cursos e eventos (nacionais e internacionais) e na administração geral da empresa.
dublab é uma rádio online criada há 25 anos em Los Angeles, com filiais na Alemanha, Espanha, Japão e, desde 2019, Brasil. Fui co-responsável pela negociação com a sede norte-americana para o lançamento nacional e, posteriormente, pela estruturação de plano de implementação, desenvolvimento de plataforma e curadoria de conteúdo. Atuei até 2021 no contato com parceiros locais, na produção e publicação do conteúdo diário, bem como na produção de eventos e ações em conjunto com as outras filiais. Em 2024, retornei como parceira para o desenvolvimento e execução de projetos.
A ELA nasceu em 2024 como um centro de excelência para o desenvolvimento de conhecimento jurídico do setor do Entretenimento, formada por alguns dos principais profissionais da área no Brasil. Em 2023 fui convidada por Fabio Cesnik para estar à frente do lançamento da escola, tendo sido responsável pelo desenvolvimento das bases para sua criação e pela organização do primeiro curso, incluindo contratação e coordenação de fornecedores, planejamento estratégico de divulgação, direção das aulas gravadas e edição de material de apoio, suporte aos especialistas e atendimento de vendas e ao aluno, entre outras ações.
Expocine é o maior encontro de executivos do mercado de cinema da América Latina e o segundo maior encontro do mundo. Os principais profissionais e empresas de produção, distribuição e exibição, nacionais e internacionais, participam anualmente do evento, em São Paulo. Fiz parte da equipe nas edições de 2022 e 2023, tendo sido responsável pela curadoria e produção dos painéis e palestras em um momento de ampliação do escopo de programação do evento, além da premiação e das cerimônias de abertura e encerramento. Também participei do desenvolvimento do inédito pitching de film commisions.
Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Curitiba (PR) e atuação nacional, que tem como missão de difundir informação e atuar pelos direitos das pessoas com fibrose cística, uma doença genética, rara e ainda sem cura. Em 2020 e 2021, trabalhei como gerente de projetos na organização, tendo sido responsável pelo planejamento, execução e comunicação de projetos como o Setembro Roxo - Mês de Conscientização sobre a Fibrose Cística, Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, Volta ao Mundo pela Fibrose Cística e 10 anos do Instituto.
A Boia Fria é uma produtora cultural, editora musical e selo fonográfico que atua no gerenciamento de carreira e gestão de imagem de artistas, venda e produção de shows, assessoria de imprensa, redes sociais e relações públicas, com foco na música negra. Fiz parte da equipe entre 2017 e 2018, atuando como assessora de imprensa e produtora executiva e de campo do rapper Rincon Sapiência, no lançamento de seu premiado álbum "Galanga Livre". Além de acompanhá-lo em compromissos de mídia e shows, também fui responsável pelo desenvolvimento de ações e parcerias para projeção internacional, juntamente com a fundadora e diretora da empresa, Mariana Bergel.
Também como parte de minha experiência com eventos internacionais, destacam-se a produção do seminário "O Futuro do Audiovisual no Brasil", promovido em 2016 pela Câmara de Comércio Brasil Califórnia (BCCC) e a Motion Picture Association of America (MPAA), em Sherman Oaks (Califórnia), voltado ao intercâmbio de profissionais do audiovisual do Brasil e dos EUA, e a produção do seminário online "Imigração e Negócios nos EUA: mídia, entretenimento e tecnologia", em 2020, voltado ao intercâmbio de profissionais do entretenimento do Brasil e dos EUA e promovido pela Los Angeles Entertainment Services (Laes).
Entre 2007 e 2010, atuei como correspondente em São Paulo da revista Conexões Urbanas, uma publicação do Grupo Cultural Afroreggae que era encartada no jornal O Globo. Além de fazer entrevistas e escrever reportagens sobre importantes atores dos cenários social e cultural na capital paulista, também fiz cobertura de shows com grandes nomes da música brasileira promovidos pelo grupo em comunidades do Rio de Janeiro. Nesse período também fui responsável pela produção e roteiro do programa de mesmo nome, apresentado por Debora Pill e Eugenio Lima e transmitido semanalmente, ao vivo, pela Rádio Eldorado FM.
Para saber mais sobre minha experiência profissional, acesse minha página no LinkedIn: www.linkedin.com/in/monicaherculano
Mônica Herculano
Estratégias de comunicação que conectam e transformam
© 2024. All rights reserved.