Portfólio
Confira aqui alguns dos projetos e organizações onde atuei
Uia Diário foi um guia online de lazer e entretenimento da capital paulista que surgiu da clássica pergunta ‘Qual é a boa de hoje?’ e ficou no ar por quase 12 anos. Além do online, virou festa periódica, reunindo alguns dos principais nomes da música contemporânea brasileira. Também foi podcast semanal, passando por emissoras como a Rádio Vozes, da renomada radialista Patricia Palumbo. Em 2019, chegou à cidade de Porto Alegre (RS). Fui cofundadora e responsável, junto com Alice Coutinho e Ana Carmo, pela seleção e edição da agenda, produção e apresentação do podcast e dos eventos.


Como site, Cultura e Mercado há mais de 25 anos traz informações, análises e serviços especializados para artistas, produtores e gestores do setor de cultura e entretenimento no Brasil. Como escola de gestão cultural, desde 2010 apoia o desenvolvimento dos profissionais da área em todo o país. Inicialmente editora do site, logo fui convidada pelo fundador Leonardo Brant a ser sócia executiva e diretora de conteúdo da escola. Ao todo foram cinco anos, responsável pela estratégia e execução de planos de comunicação/divulgação e produção de conteúdo, atuando na criação e organização de cursos e eventos (nacionais e internacionais) e na administração geral da empresa.
dublab é uma rádio online criada há 25 anos em Los Angeles, com filiais na Alemanha, Espanha, Japão e, desde 2019, Brasil. Fui co-responsável pela negociação com a sede norte-americana para o lançamento nacional e, posteriormente, pela estruturação de plano de implementação, desenvolvimento de plataforma e curadoria de conteúdo. Atuei até 2021 no contato com parceiros locais, na produção e publicação do conteúdo diário, bem como na produção de eventos e ações em conjunto com as outras filiais. Em 2024, retornei como parceira para o desenvolvimento e execução de projetos.










A ELA nasceu em 2024 como um centro de excelência para o desenvolvimento de conhecimento jurídico do setor do Entretenimento, formada por alguns dos principais profissionais da área no Brasil. Em 2023 fui convidada por Fabio Cesnik para estar à frente do lançamento da escola, tendo sido responsável pelo desenvolvimento das bases para sua criação e pela organização do primeiro curso, incluindo contratação e coordenação de fornecedores, planejamento estratégico de divulgação, direção das aulas gravadas e edição de material de apoio, suporte aos especialistas e atendimento de vendas e ao aluno, entre outras ações.
Expocine é o maior encontro de executivos do mercado de cinema da América Latina e o segundo maior encontro do mundo. Os principais profissionais e empresas de produção, distribuição e exibição, nacionais e internacionais, participam anualmente do evento, em São Paulo. Fiz parte da equipe nas edições de 2022 e 2023, tendo sido responsável pela curadoria e produção dos painéis e palestras em um momento de ampliação do escopo de programação do evento, além da premiação e das cerimônias de abertura e encerramento. Também participei do desenvolvimento do inédito pitching de film commisions.
Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Curitiba (PR) e atuação nacional, que tem como missão de difundir informação e atuar pelos direitos das pessoas com fibrose cística, uma doença genética, rara e ainda sem cura. Em 2020 e 2021, trabalhei como gerente de projetos na organização, tendo sido responsável pelo planejamento, execução e comunicação de projetos como o Setembro Roxo - Mês de Conscientização sobre a Fibrose Cística, Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, Volta ao Mundo pela Fibrose Cística e 10 anos do Instituto.






A Boia Fria é uma produtora cultural, editora musical e selo fonográfico que atua no gerenciamento de carreira e gestão de imagem de artistas, venda e produção de shows, assessoria de imprensa, redes sociais e relações públicas, com foco na música negra. Fiz parte da equipe entre 2017 e 2018, atuando como assessora de imprensa e produtora executiva e de campo do rapper Rincon Sapiência, no lançamento de seu premiado álbum "Galanga Livre". Além de acompanhá-lo em compromissos de mídia e shows, também fui responsável pelo desenvolvimento de ações e parcerias para projeção internacional, juntamente com a fundadora e diretora da empresa, Mariana Bergel.
Também como parte de minha experiência com eventos internacionais, destacam-se a produção do seminário "O Futuro do Audiovisual no Brasil", promovido em 2016 pela Câmara de Comércio Brasil Califórnia (BCCC) e a Motion Picture Association of America (MPAA), em Sherman Oaks (Califórnia), voltado ao intercâmbio de profissionais do audiovisual do Brasil e dos EUA, e a produção do seminário online "Imigração e Negócios nos EUA: mídia, entretenimento e tecnologia", em 2020, voltado ao intercâmbio de profissionais do entretenimento do Brasil e dos EUA e promovido pela Los Angeles Entertainment Services (Laes).
Entre 2007 e 2010, atuei como correspondente em São Paulo da revista Conexões Urbanas, uma publicação do Grupo Cultural Afroreggae que era encartada no jornal O Globo. Além de entrevistas e reportagens sobre importantes atores dos cenários social e cultural na capital paulista, também cobri shows com grandes nomes da música brasileira em comunidades do Rio de Janeiro. Nesse período também fui responsável pela produção e roteiro do programa de mesmo nome, apresentado por Debora Pill e Eugenio Lima e transmitido semanalmente, ao vivo, pela Rádio Eldorado.
Para saber mais sobre minha experiência profissional, acesse minha página no LinkedIn: www.linkedin.com/in/monicaherculano




Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental de origem familiar que tem as periferias urbanas como foco de trabalho. O bairro de São Miguel Paulista foi o ponto de partida para a atuação, a partir do ano de 2006. Entre 2008 e 2009, fui responsável pela cocriação e execução de planos de comunicação de projetos e atividades, elaboração, redação e produção de materiais de comunicação institucional, coordenação de assessoria de imprensa externa, apoio na produção e logística de atividades locais, edição de material para website e representação em eventos.
O GIFE é uma associação de investidores sociais privados do Brasil - empresas, institutos, fundações e fundos familiares. Durante quatro anos, fui responsável pela elaboração de matérias jornalísticas para informativo semanal, edição de website, elaboração e execução de plano de comunicação de cursos e eventos, elaboração e produção de peças de comunicação, apoio em atividades de assessoria de imprensa, apoio na logística de eventos, atendimento ao público (associados e geral) e representação em atividades presenciais.


Entre 2003 e 2012, atuei na produção e comunicação de shows e eventos culturais, trabalhando em eventos como a Feira Preta e casas noturnas como Grazie a Dio!, e com artistas como Banda Black Rio, Clube do Balanço, Wilson Simoninha e Gabriel Moura, entre outros. Na Agência Produtora, fui produtora executiva do cantor Oswaldo Montenegro e fiz parte da equipe do projeto da maior bateria de escola de samba do mundo (Guinness Book). Entre 2009 e 2012, também fiz consultoria estratégica e planejamento de comunicação para ONGs e produção de conteúdo e gestão de mídias sociais para clientes como Casa Redonda (projeto NETLABTV) e Centro Cultural b_arco.
Mônica Herculano
Estratégias de comunicação que conectam e transformam
© 2024. All rights reserved.